terça-feira, 22 de abril de 2014

HOMOFOBIA, A INTOLERÂNCIA QUE MATA!

É na escola onde acontece os primeiros contatos com as diferenças. Nessa época da vida, o espírito de adesão ao grupo é um fator determinante.O fato de um menino gostar de rosa na escola, pode trazer a primeira experiencia de exclusão. Diante disso, entrar no padrão heteronormativo tem como consequência a maior aceitação.



fatores externos e sociais são grandes causadores da versão aos homossexuais. Dados demográficos apontam que condições religiosas, visão politicamente conservadora e baixos níves de educação são características desse grupo.

A intolerância ainda pode ser regida pela violência, caracterizando a homofobia. Esse comportamento é traduzido na forma mais irracional e pertubante daqueles de que alguma forma, tentam reafirmar sua condição heterossexual como superior e padrão.

Segundo GGB (Grupo Gay da Baia) a cada 28 horas um cidadão homossexual é assassinado, e esse numero vem crescendo a cada ano. Violentar e matar um ser humano pela sua condição sexual, mostra que vivemos ainda em uma sociedade não tão distante daquela que abominavam os canhotos na Idade Media.



Hoje, no entanto, vivenciamos uma maior aceitação por grande parte dos setores sociais. Igrejas inclusivas, políticos assumidamente gays no senado  e a união homoafetiva prevista em lei, fazem parte de um longo processo de anuência. Nesse processo a educação tem papel fundamental. Respeitar e aceitar as diferenças nos primeiros contatos sociais garante um futuro regido por pessoas mais conscientes. Quem sabe nesse futuro quando olharmos para traz, poderemos achar tudo isso muito primitivo.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...