O fumo inicialmente teria sido criado por nativos americanos em forma de cachimbos e envolvidos em bambu, era fumando que iniciavam seus rituais religiosos. Em 1830 teria chegado a França e de lá ganhado o mundo. No cinema foi relacionado a elegância e luxo, os norte-americanos colocavam na boca de seus galãs e divas um cigarro pomposo e sofisticado.
No entanto, a popularidade da droga fez com que a mesma se transformasse é um comercio bastante lucrativo. Mesmo com as campanhas de combate ao fumo e toda sua publicidade destruída com o passar dos anos o numero de fumantes só faz crescer.
Em um recente relatório elaborado pela Organização de Controle do tabagismo Campanha Crianças Livres do Tabaco (CTFK) constatou ser mais fácil ser dependente de cigarro do que de cocaína e heroína. Com passar dos anos, por ser uma droga lícita e muitas vezes sem controle de qualidade o teor de nicotina aumentou e tiveram a inclusão em sua fórmula de amônia e açúcares que aumentam seu efeito e tornam a fumaça mais fácil de ser inalada.
FIQUE ATENTO:
O produto passou a trazer filtros com pequenos orifícios, muitas vezes imperceptíveis, que levam o fumante a aumentar o volume e a velocidade de aspiração.
“Essas constatações no período de 40 anos levam à terrível conclusão de que metade de todos os fumantes terminará morrendo por causa desse hábito – uma idéia muito aterradora.” diz o Dr. Alan Lopez, da OMS. Estudos revelam que 87% das mortes por câncer de pulmão ocorrem entre os fumantes. Alem disso os fumantes correm um risco de 70% maior de apresentar doenças cardíacas.
A constante dependência do fumo pode gerar outras complicações na saúde fora as citadas acima, entretanto parar de fumar traz ainda muitos benefícios, uns até quase que imediatos.
- Vinte minutos depois de deixar o cigarro, a pressão arterial e os batimentos cardíacos retornam ao normal
- Um dia depois de largar o vício, as chances de infarto começam a se reduzir
- Após três dias, há um aumento da capacidade respiratória
- De duas a 12 semanas a circulação sangüínea melhora
- No intervalo de 1 a 9 meses a tosse e as infecções das vias aéreas vão cessando. A capacidade física melhora
- Em um ano diminui o risco de doença coronariana em 50% Em dez anos caem as chances do aparecimento de câncer
- No período de dez a 15 anos o perigo de desenvolver problemas cardíacos se iguala ao de uma pessoa que nunca fumou.
Nenhum comentário :
Postar um comentário