quarta-feira, 14 de maio de 2014

A IMPORTÂNCIA DE QUESTIONAR


"Silence" por Odilon Redon

Lembro-me muito bem quando estava a caminho da igreja e fiz uma pergunta hermética a alguns amigos
evangélicos. Indaguei:

- De onde Deus veio?

A resposta veio automaticamente, como se já houvesse uma automação num processo de reposta por não se questionar, logo por não saber, apenas por seguir regras.

- Não se pode perguntar isso, é pecado.

Em seguida desse fato mergulhei nos questionamentos sobre a cultura e historia cristã, mesmo sendo um cristão daqueles fervorosos. Ouvir que Deus criou tudo, era logicamente intendido por mim que o mesmo criou o mal como plenitude e consequência natural da sua própria onisciência, nos pondo numa maquete cujo objetivo desconheço. Se perguntava a alguém se acreditava em tudo que está escrito na bíblia, absolutamente tudo, ouvia um sim maquinal, mas quando perguntava se a bíblia foi lida totalmente pelo individuo ouvia um não enrustido, ou um "estou lendo".

Mesmo a lendo totalmente, isso não é o ponto. O fato é que estamos com a cabeça encarcerada pelo não questionamento, por temer punições divinas, seguir doutrinas regidas por exclusão, baixos níveis de educação e visão politicamente conservadora. Não questionamos por que temos medo, seguimos regras e somos acomodados. Além disso, existe o sentimento de conforto que as religiões "doam", imperando nesse mundo bipolar de hoje.

 Ágora é um filme fantástico, particularmente adoro a Rachel Weisz e não só a conheço por aquela propaganda do sabonete lux hehehe. Não quero comprar os cristãos atuais com o fanatismo que reinava na opulenta Alexandria, porém é impossível não encontrar atualmente marcas desse comportamento.

O conhecimento histórico deve ser levado sempre em consideração, principalmente quando sabemos que uma grande biblioteca da antiguidade foi destruída por uma manada de ignorantes mas pujantes para épocaO cristianismo foi oficializado em 390 d.C, e o recém nomeado chefe religioso de Alexandria, o bispo Cirilo, dispôs-se a destruir todos os pagãos assim como seus monumentos e escritos. Infelizmente perdemos muitos arquivos históricos que com certeza hoje fariam grande diferença.

É importante ressaltar que as mesmas escrituras usadas para privar direitos e liberdades da mulher usadas contra Hipátia, são as mesmas que são utilizadas hoje. Entretanto, hoje no sistema religioso cristão há uma seleção do que se deve e não seguir no velho testamento, essa seleção condiz não a doutrina cristã no geral, e sim a cada igreja que nasce todos os dias em um centro urbano, favela ou área rural.

Num dia fatal, na estação sagrada de Lent, Hipátia foi arrancada de sua carruagem, teve suas roupas rasgadas e foi arrastada nua para a igreja. Lá foi desumanamente massacrada pelas mãos de Pedro, o Leitor, e sua horda de fanáticos selvagens. A carne foi esfolada de seus ossos com ostras afiadas e seus membros, ainda palpitantes, foram atirados às chamas, diferente do que nos mostra o filme Ágora.




Quando questionada sobre sua Fé.

Quando tentam pregar o cristianismo para ela.
Nua, prestes a ser punida por "Bruxaria"

Comece a encontrar as respostas sobre aquilo que mais te intriga, aproveite, não vivemos nos tempos de Hipátia.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...